Como fazer uma ementa para um restaurante

Como fazer uma ementa para um restaurante
MenuQ

13 Setembro 2020

Como Fazer Uma Ementa para Restaurante

Se tem um restaurante, café ou bar, de certeza que já se questionou sobre como fazer uma ementa. Sabendo que a ementa do restaurante representa, muitas das vezes, o primeiro contacto dos potenciais consumidores com o seu estabelecimento, a decisão sobre o tipo de informação que se deve incluir, o design da ementa, entre outros é muito importante.

Uma boa ementa pode ser decisiva no sucesso do seu estabelecimento. Aprenda a fazer uma ementa personalizada para o seu restaurante e confira alguns exemplos de ementas para restaurantes e inspire-se!

A ementa é um elemento fundamental do seu restaurante, por isso, dedique tempo na sua elaboração. Antes de começar a criar a sua ementa, tenha em consideração alguns aspetos importantes, tais como: os pratos e bebidas que pretende incluir na ementa, a ordem dos elementos, o tipo de letra, as cores, entre outros. Lembre-se, também, que pode ter dois tipos de ementas para o restaurante – um com a oferta padrão do restaurante e outro com o menu específico para alguns dias ou semana.

Defina o público-alvo que pretende alcançar

Esta é uma decisão de suma importância, pois a partir dela poderá decidir sobre vários elementos da ementa, tais como: o design e a informação a conter. Se tiver, por exemplo, alguma oferta especial para crianças, considere criar uma ementa especial para elas, com os pratos, bebidas e design adequados ao seu gosto.

Apresente as informações com clareza

Os pratos e bebidas que constem na ementa devem ter o preço definido e contar com uma descrição completa dos seus ingredientes. Refira, também, os alergénios que possam conter em alguns alimentos.

Escolha uma boa estrutura de informação

Uma boa forma de estruturar a informação a conter na ementa para o restaurante é agrupar os elementos por grupo:

No primeiro grupo adicione alimentos que estimulem o apetite dos seus clientes, como as entradas, petiscos e sopas.
No segundo grupo adicione pratos e alimentos leves, como as saladas, tostas e sandes.
Em terceiro lugar, adicione os pratos de carne e os pratos de peixe.
No quarto grupo adicione as bebidas
E, por fim, adicione a parte das sobremesas

A estrutura que apresentamos é a mais indicada, pois acompanha toda a estadia do cliente no seu restaurante, desde a sua chegada, em que o cliente vai “abrir o apetite”, até a parte final das refeições, que é comer a sobremesa e beber o café.

Esclareça se algum serviço tem limite temporal

Caso o seu restaurante sirva o pequeno-almoço, mas apenas até uma determinada hora, uma boa prática é separar essa parte do menu das restantes e chamar a atenção para o fato de o serviço ser limitado em termos de horário.I

Inclua informações relevantes do seu restaurante

Ao fazer a ementa para o seu restaurante, inclua todos os elementos e informações que ajudem o cliente a lembrar-se de si, tais como: o nome do restaurante, o logotipo, o endereço, o número de telefone, o e-mail e não se esqueça de adicionar as redes sociais em que está ativo.

 Mantenha a ementa do seu restaurante atualizada

A medida que o negócio vai avançando, é normal que a oferta sofra algumas modificações, por exemplo: no preço, pratos ou bebidas que comece a servir ou que já não serve mais. É importante que atualize a ementa do seu restaurante, de forma a que toda a informação que nela conste seja coerente com a pratica atual do estabelecimento.

MenuQ Chat
Benvindo à MenuQ!
Vamos conversar?
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.